Você sabia que apesar de serem biocombustíveis, existem diferenças entre etanol e biodiesel? O sócio da CPN Energy, Giovani Dadalt Crespani, comenta que esses são os principais biocombustíveis líquidos utilizados no Brasil e são importantes para a economia do país. Quer saber mais sobre eles? Então continue a leitura deste artigo.
O que são biocombustíveis?
Antes de saber as diferenças presentes entre o etanol e biodiesel, é importante entender sobre o que são os biocombustíveis — já que esses dois produtos fazem parte deste grupo. Diferentes de certos combustíveis que são derivados do petróleo, os biocombustíveis são oriundos de biomassa renovável. Sendo assim, eles serão menos prejudiciais para o meio ambiente.
O sócio-proprietário do Grupo CPN, Giovani Dadalt Crespani, pontua que essa alternativa surgiu como forma de reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Isso porque, se comparado a outros combustíveis presentes no mercado, os biocombustíveis produzem menos gases poluentes — que, como se sabe, são os principais agentes causadores do efeito estufa.
Diferenças entre etanol e biodiesel
Etanol e biodiesel são os principais biocombustíveis líquidos existentes e consumidos no Brasil. Eles são utilizados para geração de energia e locomoção de veículos. Entretanto, apesar de pertencerem ao mesmo grupo de combustíveis, existem alguns pontos que fazem esses dois produtos serem diferentes, sendo um deles, os materiais do qual são derivados.
- Etanol
O empresário Giovani Dadalt Crespani comenta que o Etanol, também conhecido como Álcool, é um dos principais combustíveis produzidos e exportados no Brasil. Por ser feito através da cana-de-açúcar, ele é mais sustentável do que os produtos feitos a partir do petróleo. Além disso, atualmente ele é utilizado para abastecer grande parte dos veículos com motores leves.
- Biodiesel
O biodiesel, por outro lado, é utilizado para abastecer caminhões e ônibus. Sendo assim, ele foi criado como forma de substituir o diesel comum — que assim como a gasolina, traz efeitos negativos para o meio ambiente. A produção desse biocombustível é feita a partir de óleos vegetais e gorduras, o que possibilita baixos índices de poluição.
Portanto, sabendo da importância de utilizar o etanol e biodiesel, o Grupo CPN — empresa de corretagem e intermediação na venda de combustíveis e biocombustíveis — oferece essas duas opções em suas franquias. Giovani Dadalt Crespani também ressalta que um dos mais famosos, é o Posto do Corinthians, localizado em Itaquera, que foi projetado para oferecer inovação e qualidade para os seus clientes. Por isso, não deixe de conferir!