Você, empreendedor farmacêutico, sabia que, para aumentar a conquista de clientes e as vendas, é essencial se preocupar com a exposição de produtos? Manoel Conde Neto, empresário e fundador da Farma Conde, considera que a boa organização dos produtos e a padronização na exposição destes é um diferencial significativo para os negócios.
Isso porque esse modo de organização facilita a identificação dos produtos por parte dos consumidores, bem como impulsiona a fidelização de clientes para a loja. Por isso, o empresário Manoel Conde Neto acredita que é fundamental que o gestor da farmácia se atente a esses critérios para obter diferença nos resultados.
Ainda assim, é importante que o gestor, além do conhecimento de técnica de exposição de produtos no varejo, tenha atenção à legislação quanto a propaganda e exposição de produtos na farmácia, principalmente aqueles que demandam receita para serem comprados. Dito isso, confira, a seguir, algumas dicas fundamentais para uma exposição de mercadoria de excelência na farmácia.
- Localização dos produtos
Os locais nos quais os produtos estarão precisam ser devidamente avaliados. No parecer do empresário Manoel Conde Neto, é essencial posicionar itens líderes de categoria no final dos corredores, em locais pouco frequentados do ponto de venda e distantes da entrada da loja, isso fará com que o cliente faça um percurso maior até a mercadoria e, por consequência, conheça demais itens vendidos pela farmácia.
- Exposição da mercadoria
Os produtos da farmácia devem sempre estar bem posicionados, isto é, com a embalagem visível ao cliente, bem alinhadas e sem mistura. É necessário expor itens sem repetição de cores para evitar a monotonia e ter sempre um estoque abastecido nas gôndolas, além de manter a limpeza das embalagens e do mobiliário sempre em dia para garantir uma visão agradável da loja.
Esses pequenos detalhes de exposição dos itens são, na concepção do empresário Manoel Conde Neto, fundamentais para garantir e aumentar o ticket médio dos clientes enquanto circulam pela farmácia em busca dos produtos que foram comprar. Por isso, estar atento para manter a organização é indispensável ao gestor e à equipe de colaboradores.
- Layout da loja
Uma farmácia faz parte do segmento de saúde do mercado e, por isso, deve manter os aspectos de higiene, limpeza e organização. Estar preocupado com o layout da loja é, portanto, fundamental para garantir boas vendas. Assim, o empresário Manoel Conde Neto acredita ser essencial se atentar a critérios como iluminação do ambiente, uso de vitrines para exposição de produtos e clareza na sinalização e distribuição dos itens por setores.
Ao se atentar a essas dicas, é possível reorganizar pontos da farmácia que, até então, não tiveram a devida atenção e, por consequência, aumentar as vendas e fidelização de clientes. O empresário Manoel Conde Neto entende que essas estratégias de modificações na exposição dos produtos são pequenas, mas muito eficazes para as vendas na loja.