segunda-feira, junho 24, 2024
Noticias

Fortes ventos podem provocar ondas de até 3 metros no Rio de Janeiro

Alerta foi emitido pela Marinha do Brasil nesta terça-feira (14) e segue vigente até sábado (18)

Uma frente fria vinda do Oceano Atlântico e que chega à região Sudeste nesta semana poderá provocar ressaca entre Santos, no litoral de São Paulo, e todo o estado do Rio de Janeiro. As ondas podem chegar a 3 metros de altura em praias cariocas entre as manhãs de quinta (16) e sexta-feira (17).

O alerta foi emitido pela Marinha do Brasil nesta terça-feira (14) e, de acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a ressaca teve início às 6h de hoje (16) e deve seguir até às 9h da manhã de sábado (18).

O Corpo de Bombeiros afirmou que, durante o período da ressaca, haverá a presença de fortes correntes de retorno, além de de ondas que ficam com elevação acima da média. Esse fator, portanto, pode resultar em inundação costeira, erosão e destruição de estruturas em determinados casos.

Confira as orientações do Corpo de Bombeiros para esse período:

Não se aproximar de pedras, de mirantes e de costões: local com alto risco de acidente;
Não praticar esportes no mar nesse período;
Caso pratique pesca, o recomendado é não se arriscar no mar de forma desnecessária, além de sempre utilizar colete salva-vidas;
Se observar alguém se afogando, acione o guarda-vidas imediatamente ou ligue 193. Em hipótese alguma tente fazer o resgate por conta própria. Opte por procurar lançar algum material flutuante e aguarde algum auxílio profissional.
Tarde mais fria do ano
Nesta quarta-feira (15), a cidade do Rio de Janeiro registrou a tarde mais fria do ano. A frente fria que atingiu algumas regiões do Brasil também provocou um pouco de chuva na capital.

O ar frio que atingiu a capital fluminense segue em direção ao mar, e o tempo volta a esquentar na capital fluminense nesta quinta-feira (16). A temperatura máxima deve ser de 30°C, enquanto a mínima, de 20°C, segundo o Climatempo.

O tempo deve permanecer firme também nesta sexta-feira (17) e neste sábado (18). No domingo (19), a entrada de umidade facilitada pelo deslocamento de uma frente fria colabora na formação de nuvens carregadas, podendo chover em alguns pontos isolados.

Dylan Smith
the authorDylan Smith

Deixe um comentário