Noticias

Capital do carnaval: Rio de Janeiro é o destino mais buscado por turistas para a folia

Um estudo inédito feito pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) revelou que o carnaval do Rio de Janeiro é o mais disputado entre os turistas, superando as festas de Salvador e São Paulo.

Desde 2020, a cidade não tem uma folia completa com blocos oficiais e o desfile das escolas de samba na data tradicional, devido à pandemia de Covid-19. Os números preliminares da entidade mostram, no entanto, que o Rio deve cair para a segunda colocação na preferência dos visitantes na Semana Santa, quando Gramado, no Rio Grande do Sul, ficará no topo.

Na última quarta-feira, a plataforma de viagens Hurb registrou quase 1,5 milhão de buscas por estadia para o estado. A capital ainda o destino rodoviário mais buscado do país para os próximos dias.

Sede nacional da folia em 2023, a cidade maravilhosa tem unido nos últimos dias em suas praias e pontos turísticos sotaques e línguas dos quatro cantos do mundo. Há opção para todos os bolsos no carnaval do Rio. O difícil, neste momento, é encontrar um lugar.

O presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do (SindHotéis Rio), Alfredo Lopes, diz que a taxa de ocupação na capital já chegou a 96% e deve bater 99%.

— Na Zona Sul, os quartos estão praticamente lotados. No setor de hospedagem de alto luxo, já não há vagas. A situação é melhor que no carnaval de 2020 (último antes da pandemia). Os mais jovens gostam de acompanhar os desfiles de blocos de rua, principalmente os da Zona Sul, e o clima de azaração em points da Barra e do Baixo Gávea. Na faixa acima dos 50 anos, a opção principal é o Sambódromo — explica.

Os visitantes
Descansando sob o sol, na orla mais famosa do Rio, o empresário alemão Marc Krahling, 62, já é um velho conhecido da cidade. Hospedado no Copacabana Palace, em sua quinta visita, o alemão se declara um apaixonado pelo carnaval carioca e afirma preferir a festa do Rio ao invés da de Salvador.

— Cheguei ontem, o objetivo é o carnaval, claro. Já tinha algum tempo que não vinha para o Rio, essa é a quinta vez na cidade, a última foi cerca de seis anos atrás. As pessoas, a atmosfera, o sentimento do carnaval aqui é maravilhoso. Já viajei para outras cidades, estive em Salvador, a festa é linda e diferente, mas, ainda assim, prefiro aqui no Rio. O sentimento e a beleza que tem aqui a gente não sente em nenhum outro lugar. — afirmou.

Na Urca, o trio de turistas dinamarqueses Thomas, Katrine e Mikael chamavam a atenção enquanto tentavam comprar garrafas d’água para a trilha do Pão de Açúcar. Viajando pela América do Sul a um mês e meio, o trio ressalta que a chegada recente no Rio foi 100% baseada na festa do carnaval.

— Chegamos no Rio tem cerca de duas semanas, na América do Sul já estamos há cerca de um mês e meio. A escolha foi pelo carnaval, estava na nossa lista de desejos já há algum tempo. Começamos a viajar tem cerca de seis meses e quando estávamos planejando a América do Sul escolhemos justamente essa época do ano para poder aproveitarmos a festa. Para ser sincero, a gente escuta por todo o canto sobre a festa carioca, outros carnavais nem passaram pela nossa cabeça porque a fama da festa do Rio já era o que a gente queria. — afirmou o viajante Thomas Hansen, de 33 anos.

Também na Urca, o português João Ferreira e sua sobrinha Luísa, aproveitavam a vista do Pão de Açúcar. No Rio há uma semana e meia, a família afirma ter escolhido o destino por motivos que excedem a festa do carnaval.

Dylan Smith
the authorDylan Smith

Deixe um comentário