CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
SÁBADO, 18 DE NOVEMBRO DE 2017
ULTIMA NOTÍCIA:
Dodge recorre de decisão que tirou o sigilo da delação de marqueteiro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Cultura
  Cultura
 
História de Vera Tormenta será exibida no 43º Festival de Cinema de Gramado
Data Publicação:14/07/2015

Filmado em Paris, no Rio de Janeiro e Vacaria, o filme sobre a vida da artista plástica Vera Tormenta é um dos seis selecionados para a mostra não-competitiva do Festival de Gramado, que acontece entre os dias 10 a 14 de agosto, às 16h. Da safra dos novos diretores gaúchos, Lucas Costanzi levanta a bandeira do cinema independente em seu filme de estreia, que será exibido na abertura do evento.

Com sua Canon 5D a tira colo, o cineasta rodou as cidades para contar a curiosa trajetória da artista plástica carioca que, logo após a Segunda Guerra Mundial, embarca em uma viagem ao velho mundo para estudar pintura nas escolas da capital francesa. De volta ao Brasil nos anos 1950, Vera protagonizou histórias da elite cultural do Rio de Janeiro, ao lado de nomes como Cândido Portinari, Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Vinícius de Morais, entre tantos outros. Hoje, aos 85 anos, ela e sua família moram numa pequena casa de madeira no interior do Rio Grande do Sul, onde administram juntos o Parque das Cachoeiras, um agradável reduto para os amantes da natureza.

O filme reconta essa passagem do agito cultural carioca à reclusão na fazenda amparada por artistas importantes como Ferreira Gullar, Darel Valença Lins, Rossini Perez e Anna Letycia Quadros, que também relembram a atmosfera da boemia carioca e o surgimento de movimentos artísticos no cenário nacional que eles, ao lado de Vera, vivenciaram. O filme revela o despertar de uma artista que ganhou as páginas das revistas e jornais dos anos 60 e aborda os temas sociais pintados por ela, revelando-nos uma história singular sobre sermos apenas a soma dos caminhos que seguimos.

O documentário será exibido no Palácio dos Festivais, mesmo local em que acontece as tradicionais sessões noturnas dos longas que disputam o Kikito, em um espaço especial reservado na programação do Festival que busca valorizar a produção regional fora de competição com filmes que se destacam no cinema do estado.

Além de "Tormenta", serão exibidos os longas "Edmundo", de Luiz Alberto Cassol; "Errante - Um Filme de Encontros", de Gustavo Spolidoro; "Filme Sobre um Bom Fim", de Boca Migotto; "Nós Duas Descendo a Escada", de Fabiano de Souza; e "Sobre Amanhã", de Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento.

Informações para a Imprensa:

Sobre a Sabujo Filmes

Nova no mercado cinematográfico, a Sabujo Filmes é uma produtora audiovisual independente, voltada para produção de documentários, conteúdo cultural e reportagens. Com sede em Porto Alegre, a empresa já produziu série de reportagens para TV, documentários e reportagens especiais. A Sabujo Filmes é dirigida por Lucas Costanzi, jornalista formado pela PUCRS, especialista em documentário pela ESEC- École Supérieure d"Etudes Cinématographiques de Paris e é pós- graduando em Gestão Cultural. Lucas morou por quase três anos na Capital francesa, onde produziu o curta-metragem Ruche Ouvrière, bem como o quadro Conexão 360° para o Canal TV COM de Porto alegre. Recentemente finalizou o documentário Tormenta (52"), 2015.

Sabujo - Comunicação Boa de Faro




Fonte:cultura



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- 1ª Mostra de Filmes Espíritas começa nesta quinta no Rio de Janeiro
- A quarte edição foi de festa no “Encontros Culturais”
- Ritmo Total lança CD no Arena Fernando Torres, em Madureira, nessa sexta-feira
- Rio de Janeiro sedia 3ª edição da Expo Geek Brasil
- Canto Livre” visita universidades e escolas em última semana de inscrições para sua 4ª edição em Porto Alegre
- Streaming: Beatles são ouvidos mais de 70 milhões de vezes em 3 dias
- SBT é multado em R$ 700 mil por merchandising infantil em novela
- Projeto Cinema sobre Rodas chega ao Rio Grande do Sul
- História de Vera Tormenta será exibida no 43º Festival de Cinema de Gramado
- Netflix anuncia datas de lançamentos dos seus primeiros filmes originais
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Folha do Brasil - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2014.