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Planeje cada ação e alcance o sucesso em 2016 |
Data Publicação:04/12/2015 |
Com a ajuda da Joana D’arc Souza, aprenda dicas para aproveitar melhor o tempo. A consultora em Gestão de Tempo e Produtividade e Coach de Organização ensina a determinar prioridades e executar tarefas no prazo.
Embora possa ter componente genético, como apontou recente estudo de uma universidade americana, a rotina de adiar tarefas tem nome, procrastinação, e consequências negativas comprovadas. O hábito nocivo atrapalha o rendimento acadêmico e pessoal, e inclusive a vida profissional. Com a ajuda da consultora em Gestão de Tempo e Produtividade, Joana D’arc Souza, listamos a seguir dicas preciosas para quem pretende aumentar sua eficiência na realização das tarefas. Seguindo as orientações da também diretora da Organize-Se Consultoria, vai ficar muito mais fácil aproveitar todas as oportunidades em 2016, driblando de uma vez por todas a tão fracassada mania.
Planejar é tudo – O primeiro passo indicado pela Coach é uma autoavaliação da execução das ações realmente produtivas durante o último ano, em termos de tempo e de metas. A medida ajudará na definição das prioridades a partir de agora. “É preciso determinar objetivamente cada mudança a ser alcançada, seguida dos motivos que as tornam importantes”, explica Joana D’arc. Crie um plano de execução – que deve incluir, entre outras coisas, a participação de outras pessoas (quando necessário) e o prazo para acompanhar seu cumprimento.
Tarefas no prazo – Uma estratégia bastante eficiente apontada pela diretora da Organize-Se Consultoria é listar cada ação ou tarefa segundo prioridade. Isso reduz as justificativas – verdadeiros bodes expiatórios. Se acreditar executar uma ação em uma hora, reserve de 1,5 a 2h. Assim, caso finalize antes, terá sobra. O mesmo vale para ações maiores, cujos prazos são dias semanas ou meses, por exemplo.
Sem desculpas – Não confunda mais. Procrastinar é empurrar a situação, adiar é analisa-la. Isso vale para o dia a dia. O adiamento se vier será devido à análise do andamento do processo em curso. Por outro lado, o importante não é superado pela preguiça. Logo, os motivos para isto são geralmente despercebidos, como dificuldade de relacionamento, desmotivação ou até a permanência na zona de conforto. É preciso atentar para isto.
Organização ampliada – Através desse conceito adotado pela Organize-Se Consultoria, Joana acredita ser possível ter controle sobre os fatores (externos e internos) influem na organização do tempo. Ou seja, a percepção de sentimentos (individuais) que interferem no cotidiano. “Arrumar as gavetas” faz bem, pois é consequência do descarte dos objetos/ações que nos ligavam emocionalmente àquelas situações. A especialista enfatiza, entretanto, que este é um processo interno. “Afinal, só descartamos algo quando faz parte de um cenário já superado ou a situação foi ressignificada, se tornando importante positivamente”, finaliza Joana. Mais informações sobre o tema no site http://organizeseutempo.com/.
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