A adutora que liga as estações de tratamento de água do Sistema Produtor Mauro Borges e do Sistema Meia Ponte foi inaugurada nesta segunda-feira (1º) e está disponível para uso. A estrutura tem 12,5 km de extensão e visa transferir água de uma unidade para outra, evitando o desabastecimento casa haja algum problema em uma delas.
“Os sistemas estão integrados, João Leite [Mauro Borges] contribuindo caso haja necessidade no Meia Ponte. A adutora só vai ser usada se precisar, é um seguro que a gente ‘contratou’. É a garantia que não faltará água”, disse o presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Jales Fontoura.
A construção da adutora começou em maio e durou oito meses. O encanamento atravessa três rios: João Leite, Meia ponte e Samambaia. Além disso, passa embaixo das GOs 080 e 462.
De acordo com Fontoura, a estrutura tem 70 centímetros de diâmetro e capacidade de vazão de 800 litros de água por segundo. É o suficiente para abastecer Anápolis, cidade localizada a 55 km de Goiânia e com 334 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte:https://g1.globo.com/go/goias
|